quinta-feira, 27 de maio de 2010

Jogo do clube !

Este jogo serve para demonstrares se sabes tudo ou não sobre o nosso clube ..
Carrega no link e diverte-te !!!

http://docs.google.com/leaf?id=0B_CJ8aNxHExqYmEzODdmOWYtM2I5Yy00ZGY5LTg3YjktMmM1NWIwYjI5ZTk2&hl=pt_PT

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Curiosidade:

Vai ser lançado para o espaço, já no final deste ano o primeiro robô anunciou a NASA. O robô em questão foi concebido pela General Motors e pela NASA, de seu nome Robonaut2, com o objectivo de auxiliar o trabalho humano. Pesa 150 quilogramas, e tem a imagem de um humano, com cabeça, tronco, dois braços e as respectivas mãos.
Irá ser lançado para no espaço no vaivém espacial Discovery em Setembro. Uma vez a bordo da estação, os engenheiros da Estação Espacial Internacional vão monitorizar a forma como o robô opera na ausência de gravidade.









quinta-feira, 29 de abril de 2010

Robots para colorir

Olá !
Aqui estão alguns desenhos para colorir e te divertires.
Clica nas imagens para as obteres em tamanho maior !










Curiosidade

Um andróide que consegue rir:

Cientistas japoneses da Universidade de Osaka apresentaram este fim-de-semana um robô com capacidade de imitar o sorriso humano e não só, consegue também executar algumas expressões próprias dos humanos. Este andróide servirá para ser companhia dos enfermos.
Hiroshi Ishiguro, um dos professores neste projecto, até já imaginou uma família completa destes andróides, com reacções e expressões quase iguais as humanas, mas diz-se contente para já com o inicio. “Uma nova tecnologia sempre desperta temores e opiniões negativas”, disse o Professor antes de explicar que deseja construir robôs bastante idênticos a humanos.
Na demonstração deste novo andróide que consegue rir, durante quase 20 minutos, vestido com uma saia negra e cabelo castanho, conseguiu sorrir e franzir a testa a demonstrar irritação, praticamente igual a modelo de 20 anos que acompanhava. Segundo a modelo, “Tive a impressão de ter uma irmã sêmea”, declarou.
O robô será vendido por 10 milhões de ienes (108.000 dólares).



quinta-feira, 18 de março de 2010

Wallpaper

Olá ...
Aqui está o nosso wallpaper que poderás utilizar como fundo do Ambiente de Trabalho no teu computador.
Para isso clicas na imagem abaixo para obter em tamanho maior , descarrega e já a podes usar !


quinta-feira, 11 de março de 2010

Olá… Finalmente estamos de regresso. A nossa primeira publicação vai dar-vos a conhecer algumas informações sobre os robots que estamos a tentar fazer.

Futebol robótico:

Para quem adora futebol e em particular o futebol robótico, que têm nesta prova (Robocup) a possibilidade de testar o seu valor e aprimorar os seus dotes de programação e construção de robôs. A prova baseia-se na utilização de dois robôs autónomos, repletos de sensores e cuja dimensão não pode exceder os 22cm de diâmetro, construídos para jogar futebol. Uma bola emissora de infravermelhos e dois campos com graus de complexidade distintos são os restantes elementos desta competição animada, repleta de estratégias tácticas e golos. O solo dos campos é verde sendo uma das balizas amarela e a outra azul, simplesmente não existem linhas laterais nem de baliza podendo jogar-se com as paredes, a bola pode sair fora e há lugar a reposições e cantos.

Dança:
Muitos dizem ser a prova que atrai mais público. Verdade ou não, a prova de Dança consiste numa competição dinâmica e interactiva, onde cada equipa programa os respectivos robôs para dançarem ao som da música, seguindo uma coreografia criada pelos elementos das equipas. Trata-se por isso de uma competição capaz de proporcionar bons espectáculos artísticos, avaliados por júris especialistas em Dança e em Robótica. A prova é composta por um palco plano e uma área de actuação de 24 m2, área essa que não pode ser transposta por nenhum robô em prova. A limitação desse terreno de jogo é feita por uma fita preta e branca. Os robôs podem possuir trajes e o palco pode ser também decorado, ou preparado com outros adereços, para dar ainda mais brilho a esta competição! Esta competição foi introduzida no Robótica 2003 e apura as equipas portuguesas para a prova RoboCup Junior Dance. As classes “júnior” são essencialmente destinadas a escolas básicas, secundárias e profissionais e estão divididas em dois escalões etários: 8-14 e 15-19 anos. Podem no entanto inscrever-se também equipas provenientes de qualquer estabelecimento de ensino, unidade de investigação, empresa, colectividade, clubes de electrónica, ou pessoas em nome individual.

Para obter as regras vai a: http://robotica2010.ipleiria.pt/robotica2010/

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Informação

Caros leitores, pedimos desculpa mas, por motivos alheios à nossa vontade não poderemos publicar informações sobre o clube durante algum tempo.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Entrevista á professora do Clube

A Professora Helena Correia é a responsável pelo Clube de Robótica da EB 23 de Manhente. Decidimos entrevistá-la para saber como vai funcionar o Clube.

Alunas: Como surgiu a ideia de Formar o Clube?
Professora: A ideia surgiu depois de visitar-mos a Fábrica de Ciência Viva, e também porque a professora conseguiu que a Universidade do Minho lhe emprestasse uns kits robótica da Lego.

Alunas: Que iniciativas tem perante este Clube?
Professora: As iniciativas são, que cada grupo faça um robot e que ele seja apresentado na Universidade do Minho.

Alunas: Como vai funcionar o Clube?
Professora: O clube foi integrado nas aulas de Formação Cívica, no tema “ Ciência e Sociedade ”.


Alunas: Pretende levar o Clube até ao fim?
Professora: Sim.

Alunas: Acha que os alunos que formam o clube têm iniciativa, empenho e trabalho pelo mesmo?
Professora: Sim.


Alunas: Acha que o clube tem futuro?
Professora: Sem a professora não.


Alunas: Que tipos de robots é que mais aprecia?
Professora: Robot Dançarino.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Olá !
Aqui estão os resultados ao questionário feito no 1º período sobre a robótica.

Para veres melhor os gráficos clica neles.




Neste gráfico podemos observar que mais de metade dos questionados responderam que sabem o que é um robot, cerca de 36,11% responderam que sabem mais ou menos, e uma minoria de 11,11% não sabem o que é um robot.



Neste gráfico podemos observar que uma grande maioria de 70,37%, nunca trabalhou com um robot e apenas 29,63% já trabalhou.



Neste gráfico concluímos que a maioria dos questionados responderam que sabem mais ou menos como é feito um robot, cerca de 30,56% não sabe e a minoria de 11,11% sabem.







Neste gráfico podemos concluir que mais de metade dos questionados responderam que acham um robot interessante, cerca de 25,93% simplesmente não sabem e 18,52% não acham minimamente um robot interessante.






Neste gráfico podemos observar que mais de metade dos questionados não conhecem o clube de robótica da escola, cerca de 38,89% conhece e apenas 6,48% conhece mais ou menos.

Neste gráfico observamos que a maioria dos questionados gostaria de participar no clube de robótica, cerca de 32,41% respondeu que talvez gostaria de participar, cerca de 27,78% não gostaria e a minoria de 4,63% não sabe.